top of page

Com apoio da FEESC, robô subaquático desenvolvido na UFSC Joinville representa o Brasil em competição internacional

Estudantes do campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram um robô subaquático autônomo, equipado com inteligência artificial, capaz de detectar objetos debaixo d’água sem intervenção humana. O projeto contou com suporte financeiro da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), por meio do Programa Conexões para Inovar, que viabilizou etapas fundamentais para a construção e apresentação do robô.


Batizado de Ivy, o veículo foi o único representante sul-americano na modalidade presencial da RoboSub, competição internacional de robótica realizada em agosto, na Califórnia (EUA).

Coordenado pelo professor Andrea Piga Carboni, com apoio das professoras Anelize Zomkowski Salvi e Tamiris Grossl Bade, o robô foi construído por estudantes da UFSC Joinville. O Ivy possui capacidade de reconhecimento de imagem e tomada de decisão, com potencial de aplicação em diversas áreas, como inspeção de cascos de embarcações, coleta de dados ambientais, monitoramento de leitos marinhos e operações em locais de difícil acesso.


A tecnologia também pode ser utilizada em pesquisas voltadas à preservação de espécies e conservação ambiental. Futuramente, com sistemas de controle em desenvolvimento, o Ivy poderá até interagir fisicamente com o ambiente, por exemplo, coletando objetos com uma garra.


Durante a competição, o robô passou pela etapa de inspeção, mas enfrentou um problema com uma bateria adquirida nos Estados Unidos. Ainda assim, a equipe pontuou na categoria de atividade extra e teve a oportunidade de trocar conhecimentos com outros times internacionais, recebendo apoio técnico e adaptando ferramentas ao padrão da competição.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page