A ferramenta deve aproximar ainda mais a Fundação dos pesquisadores
O Conexão Universidade e Indústria é um serviço de apoio Técnico na Prospecção de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação contratado pela Feesc para o diagnóstico das potencialidades de Pesquisa Tecnológica Aplicada nos Departamentos e Programas de Pós-graduação de Engenharia do CTC/UFSC, com foco em algumas engenharias, no âmbito do Programa Conexões para Inovar.
Um dos responsáveis pela implementação da ferramenta, o professor Antônio Augusto Ulson de Souza, explica que no início do projeto será realizada a identificação nas bases de dados existentes na CAPES, no Centro Tecnológico UFSC, nos Departamentos e Programas de Pós-graduação de Engenharia selecionados, com objetivo de identificar projetos com potenciais para aumento da maturidade tecnológica, TRL.
“Esta etapa será direcionada, no escopo deste contrato, aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, do EQA, ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, do ENS, considerando que são áreas com elevado potencial de demanda de mercado de projetos de P&D”.
O professor esclarece que os resultados deste projeto, com os programas/departamentos selecionados, poderão ser utilizados para avaliar a metodologia utilizada e fazer possíveis aprimoramentos para um segundo projeto, abordando os demais potenciais de P&D dos demais Programas e Departamentos de Engenharia do CTC.
Na sequência será avaliada a viabilidade de competências e infraestrutura para dar continuidade ao projeto e perspectivas para o posicionamento em maiores TRLs. Nesta etapa, os projetos identificados como potenciais para aumentar a maturidade tecnológica serão selecionados, e serão identificados os seus proponentes, equipe envolvida, assim como os laboratórios de pesquisa.
Os projetos devem ser apresentados para empresas e potenciais parceiros para aproximação dos pesquisadores com essas empresas, visando consolidar os cenários para a proposição de novos projetos. “Estes temas poderão ser ofertados exclusivamente para uma única empresa ou de forma consorciada entre um grupo de empresas interessadas”, explica o professor Augusto.
A expectativa é que, durante os 12 meses de vigência, com a prospecção de mercado e a proposição de novas iniciativas atendendo aos editais de fomento à P&D&I e interação direta com empresas, sejam alavancados novos projetos, aproximando ainda mais estes departamentos da UFSC às empresas, contribuindo com a formação de alunos que atuaram em questões práticas, viabilizando bolsas para os estudantes e capacitação para os servidores.
Pensou inovação e gestão, pensou FEESC!
#FEESC #INOVACAO #CONEXOESPARAINOVAR
Comments