Tese de doutorado propõe diretrizes para competências digitais na moda com apoio do projeto Conexões para Inovar
- deise591
- 12 de set.
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A pesquisadora Letícia Cunico defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco nas transformações digitais no setor da moda. Sua pesquisa teve o apoio do projeto Conexões para Inovar, iniciativa da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC).
Intitulada “Diretrizes estratégicas para aquisição de competências digitais do designer de moda no planejamento e desenvolvimento de produto”, a tese é resultado de uma trajetória extensa de pesquisa acadêmica e imersão internacional. Letícia realizou um estágio científico na Universidade do Minho, em Portugal, onde teve contato direto com projetos de pesquisa europeus na área de sistemas de informação. “O doutorado sanduíche foi uma experiência que trouxe muitas contribuições para a pesquisa e também para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Essa diferença foi perceptível no trabalho e, inclusive, destacada pela banca de avaliação”, afirma.
A pesquisa se estruturou em três etapas principais: uma fase exploratória com revisão de literatura e entrevistas com especialistas no Brasil e em Portugal; uma fase descritiva, com estudo de caso em uma instituição de ensino brasileira; e uma etapa prescritiva, com a formulação das diretrizes finais. Letícia destaca que o trabalho dialoga com diferentes áreas do conhecimento. “O estudo conecta design de moda, que é minha área de atuação como docente, com gestão do conhecimento e sistemas de informação, ampliando a perspectiva sobre os desafios e oportunidades da transformação digital”, explica.
O apoio da FEESC foi determinante para aprofundar a aplicação prática da pesquisa. Por meio do edital Conexões para Inovar, foi possível contratar ferramentas de inteligência artificial, tanto específicas para moda como outras plataformas de IA generativa, que foram utilizadas por estudantes e docentes durante o estudo de caso. “Foi por meio desse apoio que conseguimos proporcionar uma experiência concreta aos participantes, permitindo que contribuíssem com base em vivências reais no uso das ferramentas digitais. Isso enriqueceu demais o trabalho”, pontua a pesquisadora.
Entre os principais resultados, a tese aponta a necessidade de transversalidade entre competências técnicas da moda e competências digitais emergentes. São destacadas habilidades como gestão e análise de dados, uso de IA, experimentação manual e digital, além de segurança da informação, direitos autorais e ética. “O estudo se aprofunda na compreensão de como essas ferramentas impactam o cenário criativo e produtivo da moda. Elas potencializam ideias, aceleram processos e permitem, por exemplo, a criação de produtos mais personalizados e alinhados com as preferências dos consumidores”, afirma Letícia.
A tese também promove reflexões sobre a aproximação entre as áreas de design e modelagem, geralmente em departamentos separados na indústria. Com o conhecimento técnico específico da área e o domínio de ferramentas digitais, um único profissional pode transitar entre concepção criativa e execução técnica, otimizando tempo e recursos. "Segundo as entrevistas concedidas à pesquisa, há uma resistência à adoção de novas ferramentas, mas isso pode ser amplamente trabalhado desde a formação do designer. É importante que as instituições de ensino apresentem essas possibilidades aos estudantes, com uma abordagem crítica e aberta à inovação”, defende.
Letícia avalia que a pesquisa é apenas o início de um campo ainda em expansão. “Trata-se de um tema contemporâneo, em constante evolução. Ainda há muito a ser explorado, mas acredito que conseguimos contribuir com uma base sólida para futuras investigações sobre as competências digitais do designer de moda e os impactos da IA nesse processo”, conclui.
A tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da UFSC, sob orientação do professor Neri dos Santos. O apoio do projeto Conexões para Inovar reforça o compromisso da FEESC com o estímulo à pesquisa aplicada e à inovação nos ambientes acadêmicos de Santa Catarina





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